Cidades Cultura Volta Redonda

Folia de Reis reúne mais de cinco mil pessoas em Volta Redonda


Vinte grupos de Folias de Reis de Volta Redonda e outros quatro da região se apresentaram neste sábado (31), na Ilha São João, em Volta Redonda. Desde o início da manhã, os grupos foram chegando e cada Folia tinha cerca de 25 minutos para sua apresentação.

Este foi o 20º Encontro de Folia de Reis e registrou um grande público de participação. “Não temos informação de tantas Folias e a quantidade de participantes antes aqui na Ilha São João. É uma tradição religiosa já incorporada pela  cultura brasileira”, disse a secretária de Cultura Aline Ribeiro.

O Festival é da SMC com um pedido especial do prefeito Samuca Silva, que pretende oferecer mais incentivo aos grupos de Folia de Reis para o próximo ano.

A Folia de Reis é formada por mestre ou embaixador, contramestre, os três Reis Magos, palhaços, os alfeires e os foliões, como soldados. Alguns participantes ouvidos agradeceram o apoio e prometem manter com garra a preservação desta festa tradicional e popular da nossa cultura:

“Queremos agradecer o apoio da prefeitura”, disse Cleiton de Paula, fantasiado de soldado do Rei Herodes, que há 10 anos participa da Jornada Estrela Sagrada do Retiro. O contramestre José Rubens Cardoso, 53 anos, disse que é uma festa muito bonita e tradicional que o povo sempre acompanha. O mestre da Folia de Reis Graúna de São José do Barreiro(SP), José Rodrigo Barroso, como convidado elogiou o 20º Encontro:

“Nós aceitamos o convite com muito gosto e se chamar no ano que vem, certamente viremos a Volta Redonda participar”, afirmou.

Deixe seu comentário