Cultura Vassouras

Centro Cultural Cazuza será inaugurado com show de Gilberto Gil em Vassouras  


A inauguração do Centro Cultural Cazuza acontecerá nesta sábado (12) em Vassouras. Em homenagem ao poeta do rock, que completaria 60 anos em 2018 e morto em 1990, o novo centro é espaço parceria entre a família de Cazuza com o governo municipal. O centro ficará na praça do Barão de Campo Belo.

A inauguração e o termo de doação serão assinados no dia 11, sexta-feira, com um coquetel fechado a convidados, quando a casa será entregue à prefeitura de Vassouras, com um show da Sandra de Sá. No dia 12, o Centro Cultural Cazuza será aberto ao público da região, e terá show do Bloco Exagerado e Gilberto Gil. Os shows começarão às 20h30.

Haverá também uma homenagem à avó paterna de Cazuza, dona Maria José Rangel de Araújo, sogra de Lucinha e fundadora de uma das primeiras escolas de Vassouras, de onde seu busto foi retirado para ser colocado na casa de cultura. Haverá uma sala com objetos pessoais de Cazuza, que frequentou muito a casa onde a mãe nasceu.

Lucinha Araújo, mãe do cantor Cazuza, é vassourense e nasceu nesse casarão construído em 1849, e que estava ameaçando desmoronar. Sua mãe, dona Alice Torres Portela da Silva, mãe de três meninas (Clara Maria, Maria Lúcia, a Lucinha, e Maria Cristina) queria que pelo menos uma filha nascesse em Vassouras.

Essa foi a razão de Lucinha Araújo fazer uma obra de restauração no valor de R$ 2 milhões e doar à prefeitura de Vassouras, além de outras histórias. Sua única exigência foi que se tornasse o Centro Cultural Cazuza, ao invés da Casa de Cultura de Vassouras.

 

Deixe seu comentário